CONHEÇA SEU MERCADO

Concorrentes


 
 
Fique de olho na concorrência 

img - Fique de olho na concorrência
A pequena empresa também precisa conhecer sua concorrência. Acompanhando os passos dos concorrentes, é possível otimizar a estratégia corporativa em curto e longo prazo.

Antes de mais nada, é necessário conhecer as próprias características - produtos que comercializa, seu porte, os locais e a capacidade de atendimento -, e só depois compará-las com as de outras empresas idênticas ou semelhantes.

Nesta página, você aprende a analisar a concorrência e aplicar a Inteligência de Mercado.
 
Como posso identificar meus concorrentes com eficiência?
Há uma máxima em marketing que diz: “se você quiser conhecer bem seu concorrente, seja cliente dele”. Essa máxima ainda continua valendo, mas outra questão se sobrepõe: quem efetivamente é o seu concorrente? 

Até um passado recente, identificar os concorrentes era tarefa fácil, bastava ver se a loja ao lado ou alguma outra instalada no mesmo centro comercial vendia os mesmos produtos. Hoje, com a diversidade de produtos comercializados num mesmo ponto de venda (PDV), com os vários modelos de PDV existentes e os diversos aspectos operacionais desses pontos, fica cada vez mais difícil identificar o concorrente. 


Continue lendo texto de José Carmo Vieira de Oliveira, no site da Pequenas empresas & grandes negócios.
 
 
Biblioteca Sebrae

 

Análise da concorrência
Como identificar a concorrência e manter os negócios saudáveis apesar dela
Com as mudanças que ocorrem ocasionalmente no mercado, como o aumento do desemprego, as privatizações e a entrada de novos empreendedores, a concorrência entre as empresas atuantes no mercado está cada vez maior e mais agressiva. É preciso identificar quem realmente são os concorrentes - nem todas as empresas atuantes em nosso segmento de mercado podem ser consideradas concorrentes - e agir a partir dessa análise.
 
 
 
 
Inteligência competitiva aplicada às pequenas empresas
Autor: Isabel Ribeiro*
Sebrae orienta empresários a implantarem inteligência competitiva em suas empresas
A Inteligência Competitiva (IC) auxilia os pequenos negócios a diagnosticar sua posição competitiva e a buscar informações que deem suporte aos processos decisórios e ao planejamento estratégico. A IC é um processo de aprendizagem definido pela competição. Com base em informações de mercado, permite a otimização da estratégia corporativa em curto e longo prazo. Define-se, assim, como conhecimento adquirido sobre os concorrentes e o ambiente competitivo.
 
 
 
 
Márcia Gouthier/ASN

Maria do Socorro Rodrigues Aires, em seu estande na Feira do Empreendedor

Dicas para surpreender os clientes
Para conquistar o cliente é preciso ultrapassar as expectativas dele
O empreendedor deve lançar mão de todas as estratégias que estiverem ao alcance para superar as expectativas do cliente. Para isso, precisa oferecer um atendimento respeitoso e cortês, analisar a postura da concorrência, criar um layout e uma identidade visual adequadas ao perfil do cliente e simplificar o sistema de concessão de crédito.
 
 
 

Confira algumas sugestões de leitura:

Destaque-se! - Realize o que a Concorrência Não Consegue
Livro de James Champy, da Editora Campus, a publicação é concisa e de rápida leitura. Mostra como alcançar um crescimento impressionante, superando os concorrentes com coerência e inteligência. Com base nas estratégias de algumas das melhores empresas da atualidade, o autor identifica 8 maneiras poderosas de competir mesmo nos mercados mais difíceis. 

A Estratégia do Oceano Azul - Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante 
O livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, da Editora Campus, apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento.

 

 

---------

 

Consumidor > Conquista e fidelização


 
 
Clientes satisfeitos são a alma do negócio

Conhecer bem o público-alvo é fundamental para ter um negócio bem-sucedido. Toda empresa deve estar atento e monitorar diariamente as necessidades e expectativas dos clientes. Só assim é possível montar estratégias e satisfazer às necessidades da clientela, e com isso se manter líder no mercado. 

Nesta página, você confere dicas de como realizar pesquisas de público-alvo; fidelizar o consumidor; se relacionar com o cliente e perfis de compradores.
 

 

 
Relacionamento com o cliente
O cliente é quem deve ditar a qualidade dos serviços da empresa
O cliente define a qualidade da empresa como um todo, pois possui as informações necessárias para que o empresário possa evidenciar seus pontos fortes e evitar os fracos. Mais do que isso, ele pode indicar em que a empresa pode se diferenciar dos concorrentes para se tornar mais competitiva no mercado.
 
 
 
 
Conquiste novos clientes
Os clientes conquistados são importantes, mas devem ser estabelecidas metas para a conquista de novos
Para atingir o objetivo de conquistar novos clientes, as metas devem ser claras e objetivas: a meta do número de novos clientes e, em uma definição com a equipe de vendas, quais ferramentas poderão ser usadas para isso.
 
 
Acesse também
Fidelização de clientes
Entenda como criar uma base de dados para fidelização de clientes
 
 
Serviço de atendimento ao consumidor (SAC)
Fonte: Programa como vender mais e melhor: manual do participante
Por meio do telefone, empresários mantêm contato com seus clientes, fornecendo-lhes consultas, orientando-os e esclarecendo-lhes dúvidas
O novo Código de Defesa ao Consumidor (CDC) alertou as empresas para a necessidade de prestar mais atenção a seus clientes e despertou-as para o benefício de estarem sempre dispostas a resolver quaisquer problemas provocados por seus produtos ou serviços. A solução encontrada para favorecer e garantir o contato com os consumidores não poderia ser outra: o telefone. O texto mostra alguns objetivos do uso do telefone em apoio aos serviços de atendimento ao consumidor.
 
 
 
 
Mudanças no consumo geram crescimento
Fonte: Programa como vender mais e melhor: manual do participante
Comidas rápidas (fast-food) ou congeladas abrem mercados para investidores antenados às mudanças na sociedade
Os consumidores atuais têm pouco tempo para administrar as tarefas domésticas. Neste cenário, o preparo de alimentos se tornou mais rápido e automatizado com as opções de comidas congeladas (e preparadas para ir diretamente ao forno de microondas) e com a disponibilidade de novos produtos como o leite longa vida, que pode ser comprado em grandes quantidades.
 
 
 
 
Condutas e práticas desleais contra o consumidor
O consumidor tem direito a informações claras e adequadas sobre produtos e serviços
A Lei 10.962, de 11 de outubro de 2004, estabeleceu as regras sobre práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre produtos e serviços, de forma discriminada. Em 20 de setembro de 2006, por meio do Decreto nº 5.903, a matéria foi regulamentada, estabelecendo um prazo de 90 dias para as empresas se adequarem às novas regras.
 
 
 
Fidelização de clientes
Fidelização de Clientes
Clientes satisfeitos são a alma de qualquer negócio bem-sucedido, e clientes fiéis são essenciais para a sustentação da liderança no negócio. 

A chave para a fidelidade é expandir valor para o cliente com base na sua definição individual de valor. Essa definição pode variar de acordo com a pessoa. Um valoriza descontos no preço, outro atenção pessoal ou um terceiro o acesso a informações. 

Leia o artigo de Thomas O. Jones e aprenda a fidelizar seu cliente.

 

 

 

 
 

 

O perfil de compra dos homens
Fonte: Programa como vender mais e melhor: manual do participante
Eles participam cada vez mais das atividades de compra da família e são os maiores responsáveis por compras em supermercado
Além do público masculino, o grupo de consumidores considerado idoso (acima de 60 anos) também representa uma grande oportunidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1998 eram 14 milhões (o equivalente a 8,8% da população) e, em 2020, conforme estimativa, serão 25,3 milhões, transformando-se em um filão cada vez mais atraente para novos negócios – ainda mais considerando que existe uma grande carência de produtos e serviços para esse grupo.
 
 
 
 

 

Estilos de compra de mulheres e adolescentes
Fonte: Programa como vender mais e melhor: manual do participante
Cada vez mais seguras financeiramente, as consumidoras sabem o que querem e são atraídas por diferentes motivos na hora da compra
A crescente ascensão no mercado de trabalho levou as mulheres a desenvolverem estilos na hora de comprar. Elas são dedicadas, hedonistas, pressionadas, resolvidas e sobreviventes – e cada uma consome com seu jeito próprio, de acordo com sua personalidade. Além do público feminino, também os adolescentes são consumidores bem resolvidos, e buscam adequar-se às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas.
 
 
 
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Idec
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é uma associação de consumidores fundada em 1987. Seu objetivo é estabelecer normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social. Não possui fins lucrativos. Não tem qualquer vínculo com empresas, governos ou partidos políticos. 

Conheça o site do Instituto
 
Confira sites e livros úteis para a gestão do seu negócio:

 

Estudos sobre os consumidores
      A AC Nielsen realiza vários estudos relacionados ao consumidor como compras na internet e confiança do consumidor e disponibiliza algumas destas informações no site da empresa.


Cátedra Lóreal de comportamento do consumidor
       

      Criada em 2003, a partir de doação de recursos da L'Oréal, trata-se de um núcleo de pesquisa do COPPEAD que tem como principal objetivo realizar estudos sobre o comportamento do consumidor no Brasil.  


Comportamento do Consumidor da Editora Prentice Hall
       

    O livro apresenta as áreas de decisão em que os conceitos de comportamento do consumidor podem ser aplicados: posicionamento e diferenciação do produto, análise de ambiente, pesquisa de mercado, mix de marketing e segmentação.


Consumidor Moderno
Vendas, marketing, relações de consumo, e-commerce são alguns dos assuntos tratados pela Revista Consumidor Moderno. Navegue pelo site da revista e tenha acesso às edições anteriores.  O site também contém artigos, blogs, comunidades e eventos relacionados ao consumidor. 

 

 

----

 

 

Estratégias de mercado


 
 
Fatores que tornam o negócio competitivo

img - Conheça os fatores-chave para ter um negócio competitivo
As empresas devem estabelecer estratégias para se tornarem competitivas. Essas estratégias devem ser definidas a partir da análise de indicadores financeiros, não-financeiros, setoriais e regionais.

O planejamento é fundamental para o sucesso do negócio e pode ser feito por meio do marketing estratégico.

Nesta página, você aprende a fazer planejamento estratégico, montar um plano de marketing, definir público-alvo e posicionar o produto no mercado.

Confira!
 
 
Composição do mercado e definição do público-alvo
Para desempenhar satisfatoriamente seu papel no mercado, o empreendedor deve mapear o consumidor, o concorrente e o fornecedor
O conceito de mercado é a relação entre a oferta – pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços – e a procura – pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. O mercado pode ser segmentado de acordo com as características do consumidor ou por meio de sua relação com o produto.
 
 
Acesse também
Analise o mercado e descubra as necessidades da clientela
É possível identificar diversas características dos clientes como faixa etária, ocupação e renda
Calçado: preço de venda tem que estar de acordo com mercado
Para garantir o lucro, as empresas devem controlar os custos, já que o valor final da mercadoria não deve ser maior do que o da concorrência
 
Rede Brasil Rural
Os agricultores familiares podem contar com mais uma ferramenta para qualificar e colocar sua produção no mercado

Para dar mais eficiência à cadeia produtiva da agricultura familiar, o Governo Federal acaba de lançar o portal Rede Brasil Rural. No site, os produtores familiares de todo o Brasil, por meio de suas associações e cooperativas, negociam diretamente com fornecedores e empresas de transporte a compra e a entrega de insumos necessários para qualificar ainda mais a sua produção. A pesquisa eficiente e as compras coletivas garantem melhor preço de insumos e matérias-primas e permitem à agricultura familiar reduzir os custos dos produtos, de transporte e de estocagem.

A Rede Brasil Rural também possibilita contato direto das agroindústrias da agricultura familiar com os consumidores, que poderão comprar produtos com os sabores e texturas da diversidade brasileira. A oferta de produtos diferenciados que só a agricultura familiar produz é feita por meio de uma plataforma de e-commerce criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e operada pelos Correios.

Acesse a Rede Brasil Rural.
 
Inteligência de mercado atrai valor para seu negócio
Entender como o mercado-alvo se comporta e traçar ações estratégicas para gerar valor ao seu negócio, são algumas ações fundamentais para enfrentar os concorrentes. Mais do que nunca, as empresas precisam compreender a lógica do mercado e, com conhecimento e dinamismo, enfrentar os concorrentes posicionando-se de forma inteligente em busca do lucro. 

É fundamental que os formuladores das estratégias das empresas, independente do seu porte, conheçam a lógica do mercado-alvo, cada vez mais dinâmico. “Mesmo para empresas estabelecidas, o maior risco está em não perceber adequadamente os substitutos, entrantes e movimentos dos concorrentes ou fornecedores”, afirma Felix Yeboles, diretor executivo da YEB, especializada em Inteligência de Mercado. 

Continue lendo o artigo no site HSM.
 
 

 

Elabore um plano de marketing para sua empresa
Com planejamento é mais fácil e rápido para sua empresa chegar onde quer.
O Click Marketing é uma ferramenta online gratuita para construção e acompanhamento de plano de marketing. Você acessa o seu plano, a qualquer momento, de onde estiver, via internet. Experimente
 
 
 
 
Posicione bem o seu produto no mercado
Construa o plano de marketing do seu produto
Entre as prioridades para a construção de um plano de marketing, deve-se definir o público-alvo, a posição que se deseja ocupar na mente do cliente, o que se espera vender e como será feita a comercialização. Confira o roteiro para a elaboração de plano de marketing de produtos.
 
 
 
 
Valorize a equipe, a qualificação técnica e o espaço físico
Confira o roteiro e monte um plano de marketing de serviço
As principais características de serviços é que são intangíveis, dependem de quem os presta, não podem ser estocados e têm a participação do cliente. Por isso, o plano de marketing para serviços inclui, além dos previstos em produto, pessoas, processos e o espaço físico.
 
 
 
Biblioteca Sebrae
Como elaborar um plano de marketing (PDF 2,2 MB)
O Manual Como Elaborar um Plano de Marketing foi preparado para você que deseja abrir um negócio ou já possua um negócio ativo. Ele tem o objetivo de orientá-lo na elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de clientes, o aumento das vendas e da lucratividade do seu negócio. 

Segmentação de mercado (PDF 418 KB)
A publicação define o conceito de segmentação de mercado, qual é a sua importância, os níveis, vantagens e desvantagens de determinados tipos de segmentação e os procedimentos para realizar uma segmentação eficaz. 

Marketing para micro e pequenas empresas (PDF 98 KB)
Texto de Deiseane Ruy da Rós Almeida, Sebrae ES, com conceitos básicas sobre marketing e orientações sobre como fazer um plano de marketing para produtos.
 
 
Núcleo Internet

 

O que é marketing?
Conheça os seus principais fundamentos
Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços. Essa compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão etc.).
 
 
Acesse também
Definição do mix de produtos
Variedade depende da natureza do negócio, de suas limitações e de seus objetivos
Plano de marketing: as estratégias de mercado
O plano de marketing é o guia para a empresa saber exatamente o mercado em que deseja atuar
 
 
 
 
 
---- 
 
 
 

Consumidor > Perfil de consumidores


 
 
Conheça o perfil do consumidor do século XXI

O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos. No Brasil, essas mudanças se devem às transformações sociais e ao fortalecimento da economia, que contribuiu para o crescimento significativo do poder de compra da classe“C”; e o surgimento de uma população jovem mais consumista.

Também representam oportunidades de negócios a maior participação da mulher no mercado de trabalho; o aumento da população idosa; e a população homossexual assumindo a sua orientação sexual e revelando um perfil de consumo voltado para seus gostos e necessidades.

Nesta página, você conhece os perfis de diferentes tipos de consumidores:
 
Quais são os hábitos da terceira idade na internet?
São grandes usuários de serviços online e passam, em média, quatro horas e 11 minutos conectados ao mundo virtual aos fins de semana. Pode não parecer, mas estas características representam os hábitos dos internautas da terceira idade no Brasil. 

Em comparação à quantidade de horas na internet, segundo o QualiBest, estes internautas navegam apenas 40 minutos menos que os jovens e o número de homens conectados é 30% maior do que o de mulheres.


Continue lendo o artigo de Letícia Alasse no site Mundo do Marketing.
 
 
Mudanças no mercado consumidor
Fonte: Grandes Mudanças no Perfil Sócio Econômico do Brasileiro...
Empresários precisam atentar-se para as mudanças no perfil de consumo da população brasileira
Mudanças no mercado acontecem sempre. No entanto, nas três últimas décadas houve mudanças significativas que requerem uma análise mais profunda por parte dos empresários. Existem cinco fatores que demandam das empresas uma revisão em suas estratégias de mercado.
 
 
 
 
Nova oportunidade de mercado: Classe C
Empresários devem atentar-se para as mudanças no perfil de consumo da população brasileira
Cada vez mais, o cliente de baixa renda é fiel a marcas que transmitam segurança, para não correr o risco de investir o orçamento apertado de forma errada. Esse perfil de consumidor pensa não só no produto em si, mas também em sentir-se incluído na sociedade. Assim, para conquistar o cliente da classe C é necessário entrar no universo dele e entender seus valores, necessidades e falar a língua dele.
 
 
 
 
Nova oportunidade de mercado: os jovens
Os jovens têm disposição de comprar até endividarem-se
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens brasileiros somam 28 milhões que movimentam aproximadamente 30 bilhões de reais por ano, passando a ter um poder influenciador sobre os pais e um poder consumidor a partir da renda própria.
 
 
 
 
O consumidor do século XXI
O Plano Real mudou a atitude do público e aumentou o poder aquisitivo das classes C, D e E, levando as redes de lojas a oferecerem novas linhas de produtos
Outra alteração significativa ocorreu no plano de compra das famílias, que, com a estabilidade dos preços, abandonaram o velho hábito de estocar produtos – ou seja, reduziram a quantidade de mercadorias em cada compra e aumentaram a frequência ao supermercado. O novo hábito alterou até mesmo a logística desses estabelecimentos, que passaram a colocar nas prateleiras variedade maior de produtos e acabaram com estoques nos fundos das lojas.
 
 
 
---- 
 
 

Estratégias de mercado


 
 
Fatores que tornam o negócio competitivo

img - Conheça os fatores-chave para ter um negócio competitivo
As empresas devem estabelecer estratégias para se tornarem competitivas. Essas estratégias devem ser definidas a partir da análise de indicadores financeiros, não-financeiros, setoriais e regionais.

O planejamento é fundamental para o sucesso do negócio e pode ser feito por meio do marketing estratégico.

Nesta página, você aprende a fazer planejamento estratégico, montar um plano de marketing, definir público-alvo e posicionar o produto no mercado.

Confira!
 
 
Composição do mercado e definição do público-alvo
Para desempenhar satisfatoriamente seu papel no mercado, o empreendedor deve mapear o consumidor, o concorrente e o fornecedor
O conceito de mercado é a relação entre a oferta – pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços – e a procura – pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. O mercado pode ser segmentado de acordo com as características do consumidor ou por meio de sua relação com o produto.
 
 
Acesse também
Analise o mercado e descubra as necessidades da clientela
É possível identificar diversas características dos clientes como faixa etária, ocupação e renda
Calçado: preço de venda tem que estar de acordo com mercado
Para garantir o lucro, as empresas devem controlar os custos, já que o valor final da mercadoria não deve ser maior do que o da concorrência
 
Rede Brasil Rural
Os agricultores familiares podem contar com mais uma ferramenta para qualificar e colocar sua produção no mercado

Para dar mais eficiência à cadeia produtiva da agricultura familiar, o Governo Federal acaba de lançar o portal Rede Brasil Rural. No site, os produtores familiares de todo o Brasil, por meio de suas associações e cooperativas, negociam diretamente com fornecedores e empresas de transporte a compra e a entrega de insumos necessários para qualificar ainda mais a sua produção. A pesquisa eficiente e as compras coletivas garantem melhor preço de insumos e matérias-primas e permitem à agricultura familiar reduzir os custos dos produtos, de transporte e de estocagem.

A Rede Brasil Rural também possibilita contato direto das agroindústrias da agricultura familiar com os consumidores, que poderão comprar produtos com os sabores e texturas da diversidade brasileira. A oferta de produtos diferenciados que só a agricultura familiar produz é feita por meio de uma plataforma de e-commerce criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e operada pelos Correios.

Acesse a Rede Brasil Rural.
 
Inteligência de mercado atrai valor para seu negócio
Entender como o mercado-alvo se comporta e traçar ações estratégicas para gerar valor ao seu negócio, são algumas ações fundamentais para enfrentar os concorrentes. Mais do que nunca, as empresas precisam compreender a lógica do mercado e, com conhecimento e dinamismo, enfrentar os concorrentes posicionando-se de forma inteligente em busca do lucro. 

É fundamental que os formuladores das estratégias das empresas, independente do seu porte, conheçam a lógica do mercado-alvo, cada vez mais dinâmico. “Mesmo para empresas estabelecidas, o maior risco está em não perceber adequadamente os substitutos, entrantes e movimentos dos concorrentes ou fornecedores”, afirma Felix Yeboles, diretor executivo da YEB, especializada em Inteligência de Mercado. 

Continue lendo o artigo no site HSM.
 
 

 

Elabore um plano de marketing para sua empresa
Com planejamento é mais fácil e rápido para sua empresa chegar onde quer.
O Click Marketing é uma ferramenta online gratuita para construção e acompanhamento de plano de marketing. Você acessa o seu plano, a qualquer momento, de onde estiver, via internet. Experimente
 
 
 
 
Posicione bem o seu produto no mercado
Construa o plano de marketing do seu produto
Entre as prioridades para a construção de um plano de marketing, deve-se definir o público-alvo, a posição que se deseja ocupar na mente do cliente, o que se espera vender e como será feita a comercialização. Confira o roteiro para a elaboração de plano de marketing de produtos.
 
 
 
 
Valorize a equipe, a qualificação técnica e o espaço físico
Confira o roteiro e monte um plano de marketing de serviço
As principais características de serviços é que são intangíveis, dependem de quem os presta, não podem ser estocados e têm a participação do cliente. Por isso, o plano de marketing para serviços inclui, além dos previstos em produto, pessoas, processos e o espaço físico.
 
 
 
Biblioteca Sebrae
Como elaborar um plano de marketing (PDF 2,2 MB)
O Manual Como Elaborar um Plano de Marketing foi preparado para você que deseja abrir um negócio ou já possua um negócio ativo. Ele tem o objetivo de orientá-lo na elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de clientes, o aumento das vendas e da lucratividade do seu negócio. 

Segmentação de mercado (PDF 418 KB)
A publicação define o conceito de segmentação de mercado, qual é a sua importância, os níveis, vantagens e desvantagens de determinados tipos de segmentação e os procedimentos para realizar uma segmentação eficaz. 

Marketing para micro e pequenas empresas (PDF 98 KB)
Texto de Deiseane Ruy da Rós Almeida, Sebrae ES, com conceitos básicas sobre marketing e orientações sobre como fazer um plano de marketing para produtos.
 
 
Núcleo Internet

 

O que é marketing?
Conheça os seus principais fundamentos
Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços. Essa compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão etc.).
 
 
Acesse também
Definição do mix de produtos
Variedade depende da natureza do negócio, de suas limitações e de seus objetivos
Plano de marketing: as estratégias de mercado
O plano de marketing é o guia para a empresa saber exatamente o mercado em que deseja atuar

 

 

 

 

 

Saiba como escolher seus fornecedores
 


img - saiba como escolher
 
 
A escolha dos fornecedores tem grande importância no planejamento da empresa. É preciso descobrir quem são, onde se localizam os fornecedores e quais são os mais adequados para o seu negócio.

Por outro lado, obter boas condições de compras depende de negociação permanentemente com os fornecedores e ter atenção às oportunidades. Quanto mais tempo você ganhar para pagar o fornecedor, melhor para seu caixa.

Nesta página, você aprende a se relacionar com os fornecedores do seu negócio.

Confira as orientações e dicas!
 
Como elaborar pedidos de compra
img_comoelaborar1
O pedido de compras oficializa as aquisições de produtos, mercadorias ou serviços de uma empresa, de forma que sejam realizadas nas especificações certas, em quantidades adequadas, com boa qualidade e por preços convenientes. 

Saiba como elaborar pedidos de compra com credibilidade e eficiência.

 

 

 
Negociação de prazos junto a fornecedores
Numa negociação com o fornecedor, o empresário deve observar suas disponibilidades de caixa e, em geral, tentar casar o pagamento a fornecedores com essas disponibilidades. Quanto mais tempo você ganhar para pagar o fornecedor, melhor para seu caixa, pois você reterá, por um tempo maior, dinheiro que é do fornecedor. 

Acesse a publicação Negociação de prazos junto a fornecedores e saiba como considerar o seu fluxo de caixa, as práticas do mercado e os juros nas negociações de prazo.
 
 
Como escolher produtos que satisfaçam o cliente
É essencial saber o que o cliente quer. Assim, será possível oferecer um produto que o satisfaça e motive a retornar à empresa.
Os produtos comercializados por uma empresa devem ser definidos pelos clientes, e não pelo gosto do proprietário ou gerente. Assim, o recomendável é que as empresas adotem uma política do produto, que consiste em comercializar o produto da melhor maneira possível, a fim de alcançar um nível compatível entre o grau de satisfação e a necessidade do cliente-alvo.
 
 
Acesse também
Encante o cliente
Dicas essenciais para fidelizar o cliente
 
 
Núcleo Internet

 

Pesquisa e escolha de fornecedores
Empreendedor deve criar cadastro com mais de um fornecedor por produto, para evitar a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento
A escolha dos fornecedores de matéria-prima ou de produtos tem grande importância no planejamento da empresa. É preciso descobrir quem são, onde se localizam os fornecedores, e quais são os mais adequados para o negócio que está sendo planejado. Como o desempenho do fornecedor interfere diretamente na atividade da empresa, o ideal é que seja encarado como um "sócio" e, dessa forma, o relacionamento deve ser do tipo ganha-ganha.
 
 
 
 
Biblioteca Sebrae

 

Dicas para comprar melhor
Comprar bem exige negociação constante com os principais fornecedores
Para obter boas condições de compras é preciso negociar permanentemente com os principais fornecedores, ter atenção às oportunidades, agilidade e bons processos de controle, para evitar perdas e compras desnecessárias.
 
 
 
Organize os pagamentos a fornecedores
Sebrae criou conteúdo para ajudar sua empresa na organização dos pagamentos a fornecedores. Veja e utilize a planilha para registrar os valores e as datas dos pagamentos e dos recebimentos. 

Conheça o documento e baixe a planilha.
 
O que é fornecedor?
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. 

Leia mais no site da Jurisway.
 
Publicações ensinam a manter um bom relacionamento com o fornecedor
Fatores que influenciam as compras 

Na hora de abastecer o estoque, é preciso observar os fatores que influenciam as compras: preço, qualidade, quantidade, prazos e condições de pagamento. Acesse a publicação e saiba como acertar na compra. 


Vantagens de ações promocionais conjuntas com fornecedores 

Há vantagens de se reali­zar ações promocionais conjuntas com fornecedores. Acesse o documento e aprenda a fazer parcerias deste tipo. 


Como elaborar um plano de cadastro, crédito e cobrança 

Conceder crédito para a clientela é um bom meio de enfrentar a concorrência e fidelizar clientes. O desafio é oferecer crédito sem comprometer a situação financeira da empresa. Leia o manual e descubra como conceder prazo com mais segurança e com menos inadimplência.
 
 
A relação cliente-fornecedor na oferta de bens e serviços
Os conceitos de fornecedor e cliente precisam estar bem claros para que a qualidade do produto oferecido pelo primeiro atenda as expectativas do segundo
Para que o fornecedor apresente um serviço de qualidade, ele precisa dominar o serviço e conhecer o cliente.
 
 
 
 
A importância dos fornecedores
Precisamos compreender a importância dos fornecedores e estabelecer uma relação sincera e verdadeira com eles
Uma boa relação com os fornecedores externos é um passo importante para os resultados finais das empresas. Vamos discutir alguns itens para que essa relação renda frutos.
 
 
 
 
Nota promissória
Os requisitos para a validade e os prazos de prescrição de uma nota promissória
A nota promissória é uma promessa direta e unilateral de pagamento, à vista ou a prazo, efetuada, em caráter solene, pelo promitente-devedor ao promissário-credor.
 
 
Criar um Site Grátis    |    Crear un Sitio Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net