Fique de olho na concorrência

Fique de olho na concorrência 
 


img - Fique de olho na concorrência
 
 
A pequena empresa também precisa conhecer sua concorrência. Acompanhando os passos dos concorrentes, é possível otimizar a estratégia corporativa em curto e longo prazo.
 

Antes de mais nada, é necessário conhecer as próprias características - produtos que comercializa, seu porte, os locais e a capacidade de atendimento -, e só depois compará-las com as de outras empresas idênticas ou semelhantes.


Nesta página, você aprende a analisar a concorrência e aplicar a Inteligência de Mercado.
 
 
Como posso identificar meus concorrentes com eficiência?
 
Há uma máxima em marketing que diz: “se você quiser conhecer bem seu concorrente, seja cliente dele”. Essa máxima ainda continua valendo, mas outra questão se sobrepõe: quem efetivamente é o seu concorrente? 

Até um passado recente, identificar os concorrentes era tarefa fácil, bastava ver se a loja ao lado ou alguma outra instalada no mesmo centro comercial vendia os mesmos produtos. Hoje, com a diversidade de produtos comercializados num mesmo ponto de venda (PDV), com os vários modelos de PDV existentes e os diversos aspectos operacionais desses pontos, fica cada vez mais difícil identificar o concorrente. 


Continue lendo texto de José Carmo Vieira de Oliveira, no site da Pequenas empresas & grandes negócios.
 
 
Biblioteca Sebrae

 

Análise da concorrência
Como identificar a concorrência e manter os negócios saudáveis apesar dela
Com as mudanças que ocorrem ocasionalmente no mercado, como o aumento do desemprego, as privatizações e a entrada de novos empreendedores, a concorrência entre as empresas atuantes no mercado está cada vez maior e mais agressiva. É preciso identificar quem realmente são os concorrentes - nem todas as empresas atuantes em nosso segmento de mercado podem ser consideradas concorrentes - e agir a partir dessa análise.
 
 
 
 
Inteligência competitiva aplicada às pequenas empresas
Autor: Isabel Ribeiro*
Sebrae orienta empresários a implantarem inteligência competitiva em suas empresas
A Inteligência Competitiva (IC) auxilia os pequenos negócios a diagnosticar sua posição competitiva e a buscar informações que deem suporte aos processos decisórios e ao planejamento estratégico. A IC é um processo de aprendizagem definido pela competição. Com base em informações de mercado, permite a otimização da estratégia corporativa em curto e longo prazo. Define-se, assim, como conhecimento adquirido sobre os concorrentes e o ambiente competitivo.
 
 
 
 
Márcia Gouthier/ASN

Maria do Socorro Rodrigues Aires, em seu estande na Feira do Empreendedor

Dicas para surpreender os clientes
Para conquistar o cliente é preciso ultrapassar as expectativas dele
O empreendedor deve lançar mão de todas as estratégias que estiverem ao alcance para superar as expectativas do cliente. Para isso, precisa oferecer um atendimento respeitoso e cortês, analisar a postura da concorrência, criar um layout e uma identidade visual adequadas ao perfil do cliente e simplificar o sistema de concessão de crédito.
 
 
 

Confira algumas sugestões de leitura:

Destaque-se! - Realize o que a Concorrência Não Consegue
Livro de James Champy, da Editora Campus, a publicação é concisa e de rápida leitura. Mostra como alcançar um crescimento impressionante, superando os concorrentes com coerência e inteligência. Com base nas estratégias de algumas das melhores empresas da atualidade, o autor identifica 8 maneiras poderosas de competir mesmo nos mercados mais difíceis. 

A Estratégia do Oceano Azul - Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante 
O livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, da Editora Campus, apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento.