Consumidor > Conquista e fidelização

Consumidor > Conquista e fidelização



 
 
Clientes satisfeitos são a alma do negócio

Conhecer bem o público-alvo é fundamental para ter um negócio bem-sucedido. Toda empresa deve estar atento e monitorar diariamente as necessidades e expectativas dos clientes. Só assim é possível montar estratégias e satisfazer às necessidades da clientela, e com isso se manter líder no mercado. 

Nesta página, você confere dicas de como realizar pesquisas de público-alvo; fidelizar o consumidor; se relacionar com o cliente e perfis de compradores.
 

 

 
Relacionamento com o cliente
O cliente é quem deve ditar a qualidade dos serviços da empresa
O cliente define a qualidade da empresa como um todo, pois possui as informações necessárias para que o empresário possa evidenciar seus pontos fortes e evitar os fracos. Mais do que isso, ele pode indicar em que a empresa pode se diferenciar dos concorrentes para se tornar mais competitiva no mercado.
 
 
 
 
Conquiste novos clientes
Os clientes conquistados são importantes, mas devem ser estabelecidas metas para a conquista de novos
Para atingir o objetivo de conquistar novos clientes, as metas devem ser claras e objetivas: a meta do número de novos clientes e, em uma definição com a equipe de vendas, quais ferramentas poderão ser usadas para isso.
 
 
Acesse também
Fidelização de clientes
Entenda como criar uma base de dados para fidelização de clientes
 
 
Serviço de atendimento ao consumidor (SAC)
Fonte: Programa como vender mais e melhor: manual do participante
Por meio do telefone, empresários mantêm contato com seus clientes, fornecendo-lhes consultas, orientando-os e esclarecendo-lhes dúvidas
O novo Código de Defesa ao Consumidor (CDC) alertou as empresas para a necessidade de prestar mais atenção a seus clientes e despertou-as para o benefício de estarem sempre dispostas a resolver quaisquer problemas provocados por seus produtos ou serviços. A solução encontrada para favorecer e garantir o contato com os consumidores não poderia ser outra: o telefone. O texto mostra alguns objetivos do uso do telefone em apoio aos serviços de atendimento ao consumidor.
 
 
 
 
Mudanças no consumo geram crescimento
Fonte: Programa como vender mais e melhor: manual do participante
Comidas rápidas (fast-food) ou congeladas abrem mercados para investidores antenados às mudanças na sociedade
Os consumidores atuais têm pouco tempo para administrar as tarefas domésticas. Neste cenário, o preparo de alimentos se tornou mais rápido e automatizado com as opções de comidas congeladas (e preparadas para ir diretamente ao forno de microondas) e com a disponibilidade de novos produtos como o leite longa vida, que pode ser comprado em grandes quantidades.
 
 
 
 
Condutas e práticas desleais contra o consumidor
O consumidor tem direito a informações claras e adequadas sobre produtos e serviços
A Lei 10.962, de 11 de outubro de 2004, estabeleceu as regras sobre práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre produtos e serviços, de forma discriminada. Em 20 de setembro de 2006, por meio do Decreto nº 5.903, a matéria foi regulamentada, estabelecendo um prazo de 90 dias para as empresas se adequarem às novas regras.
 
 
 
Fidelização de clientes
Fidelização de Clientes
Clientes satisfeitos são a alma de qualquer negócio bem-sucedido, e clientes fiéis são essenciais para a sustentação da liderança no negócio. 

A chave para a fidelidade é expandir valor para o cliente com base na sua definição individual de valor. Essa definição pode variar de acordo com a pessoa. Um valoriza descontos no preço, outro atenção pessoal ou um terceiro o acesso a informações. 

Leia o artigo de Thomas O. Jones e aprenda a fidelizar seu cliente.

 

 

 

 
 

 

O perfil de compra dos homens
Fonte: Programa como vender mais e melhor: manual do participante
Eles participam cada vez mais das atividades de compra da família e são os maiores responsáveis por compras em supermercado
Além do público masculino, o grupo de consumidores considerado idoso (acima de 60 anos) também representa uma grande oportunidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1998 eram 14 milhões (o equivalente a 8,8% da população) e, em 2020, conforme estimativa, serão 25,3 milhões, transformando-se em um filão cada vez mais atraente para novos negócios – ainda mais considerando que existe uma grande carência de produtos e serviços para esse grupo.
 
 
 
 

 

Estilos de compra de mulheres e adolescentes
Fonte: Programa como vender mais e melhor: manual do participante
Cada vez mais seguras financeiramente, as consumidoras sabem o que querem e são atraídas por diferentes motivos na hora da compra
A crescente ascensão no mercado de trabalho levou as mulheres a desenvolverem estilos na hora de comprar. Elas são dedicadas, hedonistas, pressionadas, resolvidas e sobreviventes – e cada uma consome com seu jeito próprio, de acordo com sua personalidade. Além do público feminino, também os adolescentes são consumidores bem resolvidos, e buscam adequar-se às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas.
 
 
 
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Idec
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é uma associação de consumidores fundada em 1987. Seu objetivo é estabelecer normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social. Não possui fins lucrativos. Não tem qualquer vínculo com empresas, governos ou partidos políticos. 

Conheça o site do Instituto
 
Confira sites e livros úteis para a gestão do seu negócio:

 

Estudos sobre os consumidores
    A AC Nielsen realiza vários estudos relacionados ao consumidor como compras na internet e confiança do consumidor e disponibiliza algumas destas informações no site da empresa.


Cátedra Lóreal de comportamento do consumidor
     

    Criada em 2003, a partir de doação de recursos da L'Oréal, trata-se de um núcleo de pesquisa do COPPEAD que tem como principal objetivo realizar estudos sobre o comportamento do consumidor no Brasil.  


Comportamento do Consumidor da Editora Prentice Hall
     

    O livro apresenta as áreas de decisão em que os conceitos de comportamento do consumidor podem ser aplicados: posicionamento e diferenciação do produto, análise de ambiente, pesquisa de mercado, mix de marketing e segmentação.


Consumidor Moderno
Vendas, marketing, relações de consumo, e-commerce são alguns dos assuntos tratados pela Revista Consumidor Moderno. Navegue pelo site da revista e tenha acesso às edições anteriores.  O site também contém artigos, blogs, comunidades e eventos relacionados ao consumidor.